Thursday 16 May 2013

Alternador e Dínamo

Alternador e Dínamo
O esquema representa um gerador de corrente alternada, denominadoalternador. O conjunto de espiras é chamado armadura e seus terminais são coletados a anéis metálicos.

Em cada anel apóia-se uma escova, geralmente de grafite; a corrente é entregue ao circuito através dessas escovas. Denomina-se 
coletor o conjunto formado pelos anéis e escovas.
espira girando em campo magnético uniforme, com velocidade angular constante gera uma corrente alternadainduzida.
Numa usina hidrelétrica, a rotação da armadura é originada pela energia mecânica de uma turbina. Essa energia pode ser obtida através da energia potencial do desnível de uma queda d'água ou através da energia de uma máquina a vapor.
Um grande avanço tecnológico foi obtido na construção de muitos acessórios que aperfeiçoaram o funcionamento dos alternadores. Chegou-se, então, aos enormes geradores das grandes centrais elétricas, que possibilitaram a utilização da energia elétrica em larga escala. Por mais complicados que sejam esses geradores, seu funcionamento baseia-se no alternador.
Neste alternador, a substituição do par de anéis por um comutador é um artifício simples, que permite manter a corrente em um mesmo sentido.

comutador é um anel metálico dividido em dois setores, cada um ligado aos terminais da armadura. Em cada meia-volta da armadura, o comutador troca o terminal ligado ao circuito externo. Isso origina uma corrente de mesmo sentido, apesar de variar de intensidade. Tal corrente é denominada corrente pulsante.

Aumentando-se o número de setores do comutador, o que é possível através do aumento do número de armaduras, obtemos uma corrente praticamente 
contínua no circuito extreno. Dizemos que a corrente está retificada e o aparelho constitui um dínamo.

No comments: